A princesa Kate retomou seus trabalhos após tratamento contra câncer, em setembro. Desde o início do ano, ela estava afastada dos deveres da monarquia, quando expôs seu diagnóstico de câncer.
Catherine, a Princesa de Gales, voltou a estar presente em compromissos reais no início de setembro, mesmo dias após divulgar que finalizou o tratamento de câncer.
Kate, que está atualmente com 42 anos e é casada com o herdeiro do trono britânico, o Príncipe William, estava recebendo ciclos de quimioterapia, para uma forma de câncer não especificada, desde fevereiro deste ano. Durante o tempo de tratamento, fez somente algumas poucas aparições públicas.
Em junho, apesar do tratamento, chegou a estar com a família no desfile de aniversário do rei, evento conhecido como Trooping the Colour. Um mês depois, foi ovacionada quando esteve presente na final do torneiro de Wimbledon acompanhada de sua filha, a princesa Charlotte.
Estado atual
A princesa divulgou atualizações de sua saúde em um vídeo bem pessoal, mostrando a família aproveitando o verão europeu juntos. Contou que os últimos nove meses foram desafiadores, mas que, no entanto, “estava ansiosa para voltar ao trabalho e assumir mais alguns compromissos públicos nos próximos meses, quando puder”. Afirmou ainda que estava “fazendo o que podia para ficar livre do câncer” e que iniciava uma “nova fase de recuperação, com um renovado senso de esperança e apreciação pela vida”.
Em seu primeiro compromisso pós tratamento, Kate sediou uma reunião no dia 17/09 sobre ações para a primeira infância, no Castelo de Windsor. Não foram registrados muitos detalhes da reunião, porém, é de conhecimento público que, há anos, ela tem se dedicado no desenvolvimento da primeira infância. Seus assessores já descreveram esse tema como seu “trabalho de vida”.
Kate lançou, em 2021, o Royal Foundation Centre for Early Childhood. Além disso, uma de suas principais iniciativas é a campanha de conscientização pública chamada “Shaping Us”. Ambos buscam melhorar a compreensão coletiva sobre a grande importância dos primeiros cinco anos de vida na formação dos adultos que nos tornamos quando crescemos.
Durante o período de seu tratamento, ela ainda executou trabalhos em casa, se reunindo com representantes de seu centro de primeira infância e sua equipe.
Apesar de, nos próximos meses, se dedicar à sua recuperação, Kate, provavelmente, estará retomando levemente sua agenda de compromissos públicos do resto do ano de 2024. Também deve comparecer, em novembro, ao serviço anual do Remembrance Day em Londres, evento que presta homenagem àqueles que serviram na guerra.
Encontro especial
No dia de hoje (02/10), a princesa de Gales divulgou em suas redes sociais que recebeu no Castelo de Windsor uma jovem fotógrafa que luta contra um câncer agressivo.
Kate complementou as fotos postadas escrevendo na legenda: “Foi um prazer conhecer a Liz Hatton hoje. Uma jovem fotógrafa talentosa cuja criatividade e forço nos inspiraram. Obrigada por compartilhar suas fotos e histórias conosco”.
A fotógrafa Liz Hatton, de 16 anos, está em processo de tratamento de um raro e agressivo tumor. William quem fez o convite para a jovem se reunir a ele e a esposa, durante uma cerimônia de investidura. Evento onde ele entrega reconhecimentos sociais a alguns súditos.
William, filho do Rei Charles terceiro, se sensibilizou ao descobrir que Liz estava se esforçando para fotografar figuras famosas como o ciclista Mark Cavendish, o árbitro aposentado Waynes Barnes e o ex-jogador de futebol Alistair McCoist.
Entretanto, este não foi o primeiro contato de Liz com William. Ele a conheceu por causa da instituição London Air Ambulance Charity, do qual ele é patrono. O príncipe já pilotou helicópteros ambulância para as forças armadas e, ainda nesta semana, participou da entrega de novos helicópteros para a instituição.