Após episódios passados acalorados, o evento para Rede TV/UOL ocorreu com cadeiras parafusadas e mais gritaria em debate, além de medo de envenenamento por água.
Os debates com os candidatos à prefeitura de São Paulo seguem turbulentos. Nessa terça-feira (17/09), ocorreu na RedeTV/UOL mais um da série. Primeiramente, o candidato pelo PRTB, Pablo Marçal, se recusou a beber a água fornecida no estúdio alegando receio de envenenamento, segundo sua assessoria.
Este foi o primeiro encontro de Marçal com o também candidato José Luiz Datena (PSDB), após o fatídico episódio de agressão com uma cadeira contra o primeiro, ocorrido no último domingo (15/09) durante debate na TV Cultura.
Curiosamente, o ex-coach chegou para o debate com uma tipoia e o polegar direito imobilizado, sendo que o mesmo acessório não foi utilizado durante a agenda de campanha do dia anterior, quando caminhou com apoiadores no bairro Santa Efigênia, em São Paulo.
O debate dessa terça-feira foi dividido em cinco blocos e duração prevista de 2 horas e 20 minutos. Estando presentes, além de Marçal e Datena, Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).
Devido aos critérios adotados pelas emissoras, como a representação dos partidos na Câmara dos Deputados ou um percentual mínimo nas intenções de voto, os candidatos Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), Ricardo Senese (UP) e João Pimenta (PCO), a princípio, não participarão dos debates televisivos.
Prevenção
Conforme informado pela RedeTV, as banquetas onde os candidatos se sentaram foram fixadas no chão por parafusos e, além disso, cada candidato teve um segurança disponibilizado. Com tais medidas, os organizadores preferiram prevenir e priorizar a segurança durante o debate, devido aos últimos acontecimentos.
Discussões calorosas
O debate começou em clima tenso entre os candidatos nos primeiros blocos, entretanto, com o avanço das discussões, as acusações ficaram muito repetidas, o que amornou essa tensão.
Diferentemente do último debate, nenhum candidato deixou seu posto e não houveram ameaças de agressões físicas. Porém, vários momentos de troca de farpas grosseiras estiveram presentes.
Já iniciando sua participação de forma provocativa, Marçal repetiu o mesmo insulto que provocou o descontrole de Datena no último encontro. Dizendo que o rival “não era homem” e comparando seu comportamento agressivo anterior com o de um “orangotango”. A incitação levou Datena a retrucar dizendo que não cairia nessas provocações: “Eu não bato em covarde duas vezes. Covarde apanha uma vez só”.
A tensão seguinte foi entre Ricardo Nunes (MDB) e, mais uma vez, Marçal, quando o mesmo chamou Nunes de “bananinha” e “tchutchuca do PCC (Primeiro Comando da Capital) ”. Marçal também trouxe à lembrança um boletim de ocorrência por ameaça e violência registrado pela esposa de Nunes, Regina Nunes, dizendo que ele seria preso em sua eventual gestão.
Os dois candidatos discutiram aos berros fora dos microfones, quando o tempo de fala já havia terminado. Ignorando todos os alertas da apresentadora, por fim, a mesma advertiu os participantes.
Provocações amenas
Marçal também tentou provocar o candidato Guilherme Boulos (PSOL). Recordando do episódio da carteira de trabalho e ocasiões em que Boulos foi preso as incitações seguiram, porém, não obteve sucesso na tentativa de irrita-lo.
Nunes e demais participantes também lembraram, em vários momentos, sobre a condenação de Marçal à quatro anos e cinco meses de reclusão, após acusação por furto qualificado em 2010.
Dentre muitas outras, Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo) também trocaram farpas e acusações. Marina sugeriu que Tabata estaria se beneficiando de viagens em jatinho particular para visitar o namorado, atual prefeito de Recife, João Campos (PSB). A deputada disse ser um delírio tal acusação e que iria processar a colega, caso não houvesse retratação pública.
Agenda
Por fim, abaixo estão listadas as datas em que poderemos acompanhar os próximos combates entre os candidatos à prefeitura da capital paulista:
– SBT: 20 de setembro, a partir das 11h15min;
– Record: 28 de setembro, entre 21h e 23h15min;
– UOL/ Folha de S.Paulo: 30 de setembro, às 10h;
– TV Globo: 3 de outubro, às 22h.