Morreu o boxeador Maguila

Nesta última quinta-feira (24/10), morreu o boxeador Maguila. Ele era um dos mais conhecidos e famosos ex-pugilistas brasileiros.

José Adilson dos Santos Rodrigues, mais conhecido como Maguila, estava com 66 anos e fazia tratamento para a Encefalopatia Traumática Crônica (ETC) há cinco anos. A doença neurodegenerativa, que é conhecida como “demência pugilística”, não tem cura, entretanto, é relacionada diretamente com os golpes físicos sofridos ao longo da carreira dos praticantes do esporte.

A Confederação Brasileira de Boxe publicou uma nota lamentando a perda do ex-boxeador e exaltando sua representatividade na história do Boxe no Brasil

Nota na íntegra: “É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, aos 66 anos. Lamentamos profundamente perda de um dos maiores boxeadores brasileiros da história. Maguila representava não só o boxe, mas todo o esporte brasileiro. Enchia-nos de orgulho e colocou a nobre arte na atenção do povo, contagiando a torcida que o acompanhava. Em resultados, foi campeão brasileiro, conquistou o Continental das Américas (WBC) e título mundial da Federação Internacional de Boxe (IBF). Mas para além deles, Maguila foi um exponente importante do boxe brasileiro até para aqueles que não conheciam a nobre arte. A comunidade toda do boxe está em luto, nossos sentimentos à família e amigos do nosso eterno campeão dos pesos-pesados! ”.  

Carreira no boxe

Maguila, que é nativo de Aracajú, estado do Sergipe, praticou o boxe, profissionalmente, por dezessete anos. Entre os anos de 1983 e 2000, ou seja, quase vinte anos dedicados ao esporte, ele participou de 85 lutas oficiais com impressionantes resultados. Destes combates, 77 obteve vitória, sendo 61 deles por nocaute. Somente sete derrotas e um empate técnico.  

Das lutas que o boxeador brasileiro participou, duas foram grandes destaques e ficaram na história do esporte. Uma aconteceu em 1989, quando subiu no ringue contra o campeão mundial Evander Holyfield. A luta foi até o segundo round, quando o norte-americano e pentacampeão dos pesos-pesados venceu o brasileiro por nocaute. Entretanto, é importante destacar que na época Maguila estava saindo de uma sequência de 18 vitórias.

A outra luta foi em 1990, contra George Foreman, que antecedeu o combate entre Mike Tayson e Henry Tillman. Nesse ano, Maguila estava na posição de um dos mais importantes pesos-pesados ocupando o 10º lugar no ranking da Associação Mundial de Boxe e já somando 36 vitórias. Infelizmente, Foreman acabou vencendo no segundo round, nocauteando Maguila.

Em 1995, o ex-pugilista foi campeão mundial de boxe pela Federação Mundial de Boxe. Além disso, também conquistou os seguintes títulos: campeão brasileiro, campeão sul-americano, campeão latino-americano, pentacampeão continental e campeão das Américas.

Polêmica com Popó

Maguila e o pugilista Acelino Freitas, mais conhecido como “Popó”, chegaram a trocar farpas publicamente. Em 2017, Maguila fez uma declaração provocando e desmerecendo o colega. Ele disse: “Popó parou de lutar por ser medroso e não aguentar pancada”.

Na época, Popó respondeu com uma publicação em texto em sua rede social apaziguando a situação: “Eu respeito muito o Maguila, como homem e lutador, sobretudo após a grande luta pela vida que ele enfrentou nos últimos anos no hospital (…) Por isso, eu sei que por mais que ele tenha falado coisas sem nenhum nexo e justificativa, não são palavras dele, mas de outras pessoas”. Outro trecho dizia: “Somente devo dizer que ele não precisa fazer isso. Ele tem uma história tão bonita, que tem assunto suficiente para falar dele e não de qualquer outra pessoa. ”.

Na mesma rede social, nesta quinta-feira (24/10), Popó lamentou a grande perda para a história do boxe brasileiro. Ele publicou o vídeo de uma propaganda que os dois gravaram juntos, há mais de dez anos atrás para uma empresa de telefonia que não existe mais. No post, o boxeador escreveu: “Descanse em paz, meu eterno campeão. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima